Dons de Santificação e Dons Carismáticos.

25/08/2012 21:56

Dons de Santificação:

A nossa vida espiritual tem duas dimensões, primeiro uma dimensão voltada para dentro de nós e depois outra voltada para fora. Na primeira dimensão voltada para dentro é a dimensão da nossa santificação, é a busca da nossa santificação, a busca do nosso retorno para Deus, é a luta contra o pecado e contra tudo que esconde em nós a imagem e semelhança de Deus.


E isto é uma tarefa que supera as forças naturais, e que é preciso a força de Deus. E nisso Deus nos socorre com os chamados dons infusos ou dons de santificação, desde o batismo recebemos esses dons, que a Igreja chama de sete dons: fortaleza, piedade, sabedoria, conhecimento, conselho, entendimento e temor de Deus. Esses dons fazem crescer em nós a graça do batismo que recebemos como semente para que a medida que a criança vá crescendo também vá crescendo as coisas de Deus nela.


São para isso os dons de santificação, sabedoria para buscar a Deus, ciência para mergulhar profundamente nos mistérios de Deus, enfim, todos eles para levar a pessoa a santificação.

Na dimensão exterior estão os Dons Carismáticos.

Na segunda dimensão está a Igreja, é a dimensão de comunidade, a dimensão de caminhar com o povo de Deus. O Senhor nos concede os dons carismáticos, e estes não são necessariamente para nós, mas para os outros. Como, por exemplo, o dom da sabedoria, que não é a sabedoria para alimentar a nós mesmos, mas para alimentar os outros. O dom da fé, da ciência, o dom de cura, de milagres, como diz São Paulo, são para o bem da Igreja, para os outros, para utilidade de todos.


Quando nós exercemos os dons carismáticos não quer dizer que já somos santos e que eles nos pertencem, porque Deus pode usar quem Ele quiser da maneira como quiser. No entanto, é preciso ressaltar que quanto mais santa a pessoa for, tanto mais fácil será para Deus fazer uso dela, por isso os dons carismáticos não estão separados dos dons de santificação. Existe uma grande interface entre eles, quanto mais a pessoa vive os dons de santificação tanto mais aptidão ela tem para viver os dons carismáticos.