O QUE OS CRISTÃOS CELEBRAM, QUANDO ESTÃO REUNIDOS

INTRODUÇÃO:

O Símbolo da Fé nos recordou o mistério da Trindade -Deus Pai, Filho e Espírito Santo- e o mistério da salvação em Cristo. Jesus Cristo fundou a Igreja para continuar na terra seu plano de salvação sobre os homens, até o fim do mundo. O que nós cristãos anunciamos e celebramos quando nos reunimos? O que a Igreja celebra e anuncia? O MISTÉRIO DE CRISTO. O evangelho nos relata o encontro de Cristo com a mulher que sofria desde anos de uma grave enfermidade, sem que ninguém pudesse cura-la; ao aproximar-se de Jesus e tocar seu manto cheia de fé, recobrou a saúde, graças "à virtude que dele saia" (Marcos 5,30), como nos diz o Evangelho. Cristo vive e atua na Igreja por meio dos sacramentos, que aplicam os méritos da Redenção continuando a obra salvadora que Jesus realizou no mundo. Os sacramentos são canais que recolhem a "virtude que sai" do peito aberto de Cristo, para curar as feridas do pecado e comunicar a vida nova aos que deles se acercam. Por isso, aquele que quer viver a vida de Deus, precisará participar da vida litúrgica da Igreja, que celebra os mistérios da nossa salvação em união com Cristo e sob a ação do Espírito Santo, para oferecer a Deus Pai a homenagem da adoração, louvor e ação de graças que Ele espera de Seus filhos.

IDÉIAS PRINCIPAIS:

1. O que é a Liturgia da Igreja

A Liturgia é a obra com a qual Cristo -mediante sinais sensíveis- glorifica o Pai na unidade do Espírito e salva a humanidade, atuando como Cabeça invisível da Igreja, por meio de seus ministros, para perpetuar a obra da redenção no mundo. Na Liturgia, pois, a Igreja exerce o culto público a Deus, de modo que toda ação litúrgica é obra de Cristo sacerdote e de sua Igreja -ação sagrada por excelência- cuja eficácia não se vê igualada por nenhuma outra ação da Igreja. Por outro lado, a Liturgia é participação na oração de Cristo e fonte de vida que mana do Salvador.

2. A Liturgia, obra da Santíssima Trindade

Na Liturgia intervem toda a Trindade. Deus Pai é adorado e louvado como fonte das bênçãos da criação e da salvação; Cristo -o único Liturgo- realiza a gloria de Deus e a salvação dos seres humanos pelos sacramentos; o Espírito Santo -como alma da Igreja- vivifica e impulsiona a obra de Cristo para leva-la à perfeição.

3. Os sacramentos da Igreja

Ainda que mais adiante se falará com maior clareza dos sacramentos, já podemos agora assinalar que a vida litúrgica da Igreja gravita em torno do sacrifício eucarístico e dos sete sacramentos: Batismo, Confirmação, Eucaristia, Penitência, Unção dos Enfermos, Ordem sacerdotal e Matrimônio.

4. A celebração dos sacramentos da Igreja

Ainda que existam diversas tradições (Ritos) dentro da única Igreja de Cristo, nas celebrações litúrgicas há elementos comuns:

a) Quem celebra. A Liturgia é obra de Cristo total, Cabeça e corpo; assim, toda a comunidade -o Corpo de Cristo unido à Cabeça- é quem celebra. Dentro das celebrações não tem todos os fiéis a mesma função, mas alguns, consagrados pelo sacramento da Ordem, tem o poder e a missão de representar a Cristo como Cabeça de seu Corpo.

b) Como celebrar. A celebração litúrgica compreende sinais e símbolos que se referem à criação (luz, água, fogo), à vida humana (lavar, ungir, partir o pão) e à história da salvação (os ritos da Páscoa). Todos estes elementos, pela ação do Espírito Santo, tornam-se portadores da ação de salvação e santificação de Cristo. Parte principal de toda celebração é a Liturgia da Palavra. Acompanha-se também, às vezes com cantos e musica. As imagens sagradas, presentes nas igrejas e nas casas, estão destinadas a despertar e alimentar nossa fé no mistério de Cristo.

c) Quando celebrar. O domingo, dia do Senhor, é o principal dia da celebração da Eucaristia, porque é o dia da Ressurreição. Durante o ano litúrgico, a Igreja desenvolve todo o mistério de Cristo, desde a Encarnação e o Nascimento até a Ascensão, Pentecostes e a espera do final dos tempos. No ano litúrgico, a Igreja venera com especial amor à Santíssima Virgem e faz memória dos mártires e dos demais santos. A Liturgia das horas ou Ofício divino é a oração pública da Igreja. Junto a ela situam-se de maneira complementar, as diversas devoções do Povo de Deus, particularmente a adoração e o culto à Sagrada Eucaristia.

d) Onde celebrar. Cristo é o verdadeiro Templo de Deus e nós cristãos, pela graça, somos também "templos do Espírito Santo". Mas a Igreja tem necessidade de lugares onde a comunidade possa reunir-se: são as nossas igrejas. Nestes templos, muitos deles verdadeiras obras de arte, a Igreja celebra o culto público para a glória da Santíssima Trindade; neles, se escuta a Palavra de Deus e cantam-se seus louvores; eleva-se o coração e se oferece o sacrifício de Cristo: a Santa Missa; as igrejas são também lugares privilegiados de recolhimento e de oração pessoal.

5. Temos de participar ativamente da Liturgia da Igreja

Se tivermos entendido bem este tema, teremos dado conta do quanto é importante participar das celebrações litúrgicas da Igreja -especialmente da Santa Missa- com a maior atenção e devoção. Nossa mãe, a Igreja, pede-nos que acorramos às celebrações de forma consciente (dando-nos conta do que fazemos), ativa (participando nas diversas cerimônias) e frutuosa (estando bem preparados para aproveitar ao máximo da celebração).

6. Propósitos de vida cristã

Participar sempre com devoção de qualquer celebração litúrgica da Igreja e, especialmente, da Santa Missa.

Fazer freqüentes visitas à Igreja mais próxima, que é sempre um lugar privilegiado para o encontro com Deus, na oração.